O Laboratório Palma Mello foi fundado em 1975, junto a Santa Casa de Misericórdia de Paranaíba, pelo Farmacêutico Bioquímico Martinho Palma Mello. A cidade possuía apenas um hospital e de pequeno porte, mas mesmo em meio às dificuldades, Martinho inaugurou o primeiro Laboratório de Paranaíba.

Em 1990, o também Farmacêutico Bioquímico, Martinho Palma Mello Junior assumiu os negócios do pai e hoje conta com a grande ajuda de sua filha Lívia Freitas Mello, que segue os passos da família e também se graduou em Farmácia Bioquímica. Sempre preocupados com melhores resultados, Lívia e Martinho Júnior estão sempre se atualizando.

Mas a preocupação em atender seus pacientes não para por aí, o Laboratório Palma Mello vem automatizando seus setores desde 2001. Primeiro automatizaram o setor Bioquímico, em 2008 foi automatizado o setor de Hematologia, e em 2010 o setor de Hemostasia. Mesmo estando instalado em uma cidade de pequeno porte, o Palma Mello investe no que há de mais moderno trazendo aparelhos de alta tecnologia, pensando no crescimento que possa proporcionar à cidade e nas melhorias que possa oferecer à população Paranaibense e de toda região.

Desafios também fazem parte da rotina do laboratório que, para atender pedidos do corpo clinico da Santa Casa, em 2009 adquiriu um aparelho de Gasometria para avaliação de pacientes que precisam de cuidados especiais. É um aparelho de alto custo, pois necessita de ficar ligado 24 horas.

Comodidade e praticidade, palavras chaves para pacientes do laboratório. Em uma parceria com Shift (empresa de consultoria em sistema, assistência e informática), de São José do Rio Preto, o Palma Mello inseriu mecanismos que não deixam duvidas em seus pacientes e imprimem seus laudos completos e com bastante clareza. Também junto a Shift , foi adquirido o programa Weblis que permite que o paciente obtenha os resultados de seus exames via internet e tenha acesso a exames antigos gravados em um arquivo pessoal, desde 1998.

Por isso e por muitos outros grandes motivos é que o Laboratório Palma Mello se orgulha em ser eleito o melhor laboratório de Análises Clinicas de Paranaíba tendo esse reconhecimento desde 1998.

O laboratório Palma Mello possui duas unidades de atendimento. A Unidade Cassems (anexo ao Hospital Cassems) está instalada na Rua Dr. Mario Correa nº 1175, Centro e a Unidade Santa Casa (anexo ao Hospital Santa Casa), situada na Rua João Batista Nunes Ribeiro, 335, Ipê Branco.

Em Breve estaremos inaugurando uma nova Unidade de atendimento, sendo a Unidade Santa Monica, situada na Avenida Juca Pinhé, 515, Santa Monica.

O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 06:00 hs às 17:30 hs (não fechamos para o almoço) e aos sábados das 07:00 hs às 11:00 hs.

O Laboratório tem um profissional Bioquímico plantonista 24h, em casos de urgência, além de atender domiciliarmente, em empresas e comércios. Atendemos diversos convênios e temos a parceria com grandes laboratórios como Fleury, Criesp, Biocod e Balague.